terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Sobre Anistia a José Dirceu

Corre na blogoesfeta corrente contra a possível anistia ao Sr. José Dirceu.
Expressei em alguns blogs minha opinião sobre a anistia a Dirceu. Minha ideia era que Lula deveria arcar com o onus de vetar ou promulgar esta anistia. Em qualquer destas situações, desagradaria muita gente.
Hoje tive acesso blog do Fábio a um texto muito claro, simples e completo, o qual obrigou-me a rever aquela opinião.
Rendendo a estes argumentos tomo a liberdade de "colar" seu texto.
O texto e muito mais pode ser visto em: http://fabiomayer.zip.net/


"José Dirceu foi condenado por juízo político, não jurídico propriamente dito.
E o juízo político, pela sua própria natureza, não está adstrito à observação de provas, dolo, culpa ou mesmo à tipificação criminal necessária no juízo penal comum, fatores que são levantados pelos que defendem sua anistia.
Acontece que o juízo político não é determinado por regras jurídicas puras, salvo o procedimento adotado, que, no caso, o Supremo Tribunal Federal presidido pelo ministro Nelson Jobim tratou de assegurar ao senhor José Dirceu em sua inteireza, pois é fato que ele conseguiu várias liminares e correções de rumo nos trabalhos da Comissão de Ética e depois do procedimento no plenário da Câmara, que acabou por condená-lo, mesmo com a presidência da casa nas mãos de um aliado seu.
E por que isso aconteceu?
Justamente porque o juízo foi político. Naquele momento era a voz das ruas que pedia sua condenação. A indignação popular que foi demonstrada várias vezes e que acabou refletindo na Câmara dos Deputados, que então, optou por não contrariar a opinião pública e cassá-lo, mesmo sendo o então presidente da casa, um aliado seu.
Outro caso de juízo político na vida nacional, foi o do ex-presidente Fernando Collor. Vejam bem: Cassado, o ex-presidente foi absolvido de todas as acusações pelo STF, que empreendeu o juízo puramente jurídico, mas nem por isso lhe foram restituídos os direitos políticos, porque sua condenação nessa área deveu-se à pressão que a opinião pública indignada exerceu sobre os seus representantes no Congresso Nacional.
Anistiar o senhor José Dirceu, significaria anistiar também o ex-deputado Roberto Jefferson e mais que isso, deferir polpuda indenização ao ex-presidente Fernando Collor, porque, na prática, representaria acabar com o direito soberano do poder Legislativo representar os anseios da população que o elege. E nos três casos, ficou claro que a opinião pública pretendia a exclusão dos réus da vida política do país pelo período da pena.
É fato que a opinião pública pode mudar, eu mesmo já vi muita gente dizendo que Collor não foi mau presidente e que José Dirceu foi injustiçado. Porém, há que se analisar que as condenações de ambos ocorreram em momentos graves e delicados da vida nacional, eram necessárias para garantir a mínima credibilidade das instituições, sem as quais não há democracia que resista.
Fazer algo assim, seria o equivalente a impedir o Presidente da República de nomear ministros para o STF ou impedir este tribunal de corrigir desvios do princípio da ampla defesa nos processos dos órgãos de ética do poder Legislativo. É tudo parte da mesma engrenagem, do sistema de tripartição de poderes.
Anistiar o senhor José Dirceu, significaria pura e simplesmente, mais um golpe contra a credibilidade já muito debilitada das instituições nacionais."

sábado, 24 de fevereiro de 2007

VOU CHEGAR LÁ!



Hoje vou fazer comentários de elogio.

Elogio para minha própria pessoa.

Melhorei o blog.

Tudo bem que só fui clicando em certos itens, mas cliquei.

Agora só falta colocar umas musiquinhas.

Logo chego lá.

Também logo volto aos comentários políticos, mas que chatice, não tem muita coisa para falar, nem ministério novo temos.

No carnaval já fica meio parado, com freada "oficial", ficamos quase parados.

Lembrai-vos que a terra gira, e viaja pelo espaço, assim conforme o referencial não estamos parados.

Mas musicar o blog, é meu objetivo imediato.

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Qual a pressa?





Carnaval, época de descontração, de folia, de alegrias, de não postar nada no blog......bem podemos fazer uma alguma exceção, afinal estou de sobreaviso, pelo menos ontem eu estava, mas falar sobre o que? Poderia ser o quão difícil foi acessar o blogger, bem isso já é comum.....que tal sobre a violência.....bem isso já é muito mais comum......que tal sobre o governo Lula.....sobre as novas propostas, correção de erros do anterior.....mas não deve haver nenhum erro, Como isso é possível? Basta ver os novos ministros, não há nenhum nomeado, também os antigos não estão confirmados para o novo mandato, que como todos sabemos já começou.A demora do novo ministério pode passar um recado errado para a sociedade: não é necessário pressa, mas isso pode estar paralisando o governo. Como será o dia a dia dos diversos escalões, sem definições, qual direção tomar? Funcionário publico cumpre ordens, chancela documentos, assim caminha os governos, sem ordens, sem chancela de documentos, ficamos no aguardo.
Esta atitude, em que não há "pressa", não há agilidade, contribui para a sociedade viver de momentos.Logo estaremos esquecendo certos momentos violentos, eles serão substituídos por outros. Casos estranhos, como aquele conhecido por.......mensalão, está lá longe na memória, a agenda política já é outra. A atual agenda é a nomeação dos novos ministros, dos nomes, mais importante, do perfil de cada um, do pensamento, das idéias que cada um quer colocar em pratica e assim afetar nosso dia a dia.
Autoridades e legisladores, bem como juristas estão a dizer que somos movidos pela emoção, que temos pressa, mas nós sabemos, que sem um pouquinho de pressa, não sairemos do lugar, e continuaremos condenados a escutar as mesmas coisas, os mesmos comentários, sobre a repetição dos problemas que afetam nossa sociedade.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Lamentos


Percorrendo a blogesfera, parei no Angelo da Cia, figura ímpar, grande blogueiro, escrita afiada, boa gente!

Não resisti, coloquei comentário em um de seus posts, resolvi colocar este mesmo comentário, em meu próprio blog.


"Não há nada a dizer, apenas há muito o que lamentar.Lamentar a perda de uma vida humana no despertar de sua caminhada. Lamentar a perda de tempo destes "elementos", que não souberam aproveitar o milagre da criação, e da sua própria existência.Punição para estes "elementos": tomar consciência de sua crueldade, da inutilidade de sua existência. Nada de morte, é muito pouco, eles devem tomar ciência do que fizeram, devem ser transformados em seres humanos, para que o arrependimento os consuma.A tarefa é árdua, mas não somos como eles, nunca desistimos".

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Sem Novidades

Nesta volta gostaria de escrever sobre alguma novidade, entretanto não estou vendo nenhuma, fora o prejuízo pessoal de duas represas no sitio que estouraram, junto com um pedaço da rodovia para Sales de Oliveira.
Mas não quero falar sobre isso, já que vai dar uma mão de obra para arrumar, sem falar no tal de dinheiro.
Violência: sem novidades, apenas alguns ónibus incendiados, assassinatos com requintes de crueldade, não interessa se tem mais de 18 ou não, são pessoas crueis, fruto não de uma condição social, mas da ausência de qualquer sentimento humano, ou mesmo animalesco.
Politica: Arlindo eleito, fala-se de anistia ao Dirceu, o Lula não decide o ministério, Martaxa pode pegar um, o Brasil vai saber quem ela é......coitados dos membros do PMDB, Lula não decidiu qual a parte deles. Confiança.......
Gostei do Fruet: liderança despontando, ético, ponderado, gostaria de seu nome como Presidente do PSDB.
Gostei também do beijo-abraço do Maluf e do Arlindo Chinaglia......
Leitura: recordar "A Revolução dos Bichos", aquela cena dos porcos se confraternizando com os humanos, ou eram todos porcos?
Chaves, Morales: Lula continua dando todo apoio.........confiança......somos todos bolivianos.
Bem vamos recomeçar, discordando, criticando, sendo criticado, vivendo com esperança. A esperança que nunca deve morrer.

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Retorno

Ah! Férias!!!!
Que coisa boa!!!
Sol, cerveja, camarão, praia e nenhum, nenhum, mas nenhum paciente para este "esculapiano".
Coisa agradável, mas tudo um dia chega ao fim, retornei, com mais problemas do que antes.
Estamos resolvendo nossos problemas internos, fazendo e aprovando novo "Regimento do Corpo Clínico", eternas discussões com a administração do hospital, dificuldades de acessar o blog, dificuldades técnicas e falta de tempo.
Sair de férias é bom, mas 'cobrir" os outros que também saíram de férias.....esgota.
Pior que isso, só a paciencia com o "blogger" para migrar de versão, que afinal é..... nova.
Mas vamos lá estou de volta.