terça-feira, 25 de setembro de 2007

Rir é o melhor remédio



Três pacientes estão na enfermaria de um hospital, e um deles pergunta ao outro:— O que você veio fazer aqui?— Outro dia eu operei o pulmão com o Dr. João, e ele esqueceu uma tesoura dentro do meu peito. Hoje eu vim retirá-la.— E você? O que veio fazer no hospital?— Eu também fui operado pelo Dr. João, só que foi uma cirurgia de estômago, e hoje eu voltei para retirar uma pinça que ele esqueceu na minha barriga.Aí, eles perguntam ao terceiro paciente:— E você? Porque está aqui?E o terceiro responde:— Eu acabei de operar as hemorróidas com o Dr. João.Nessa hora entra o Dr. João, agitado, e pergunta:— Alguém viu minha bengala por aí?

domingo, 23 de setembro de 2007

Primavera

Desde o equinócio de setembro, e até o solstício de dezembro estaremos "vivendo" a primavera.
Em outra linguagem, não tão astronômica, desde o dia de hoje, até 21 de dezembro, vivenciamos a estação das flores.
O simbolismo sobre a primavera, não importando a fonte, é cativante: celta, grega, nórdica ou até mesmo mais para o oriente, sempre encontramos explicações sobre as estações do ano.
Necessidades alimentares associadas a crenças, criaram uma vasta cultura, que hoje ignoramos ou desprezamos do alto da nossa arrogância, crentes que somos talvez, senhores da natureza.
A primavera pode então não ser apenas a estação do ano que sucede ao inverno, mas quem sabe, a passagem de um tempo de “trevas” para um tempo de “luzes”.

Estamos vivendo nossa primavera?

No post abaixo, descaradamente tungado de: http://poesiasdeluagothicavampir.blogspot.com/2007/09/mitologia-grega.html , podemos tomar conhecimento de uma visão deste simbolismo, que no final das contas, representa nossa interação com a natureza e, quem sabe este simbolismo fale mais sobre nosso destino e não sobre nossas origens.

O surgimento da primavera

"E ONTEM ENTRAMOS NA PRIMAVERA ... E A HISTÓRIA DA PRIMAVERA NA MITOLOGIA GREGA É ESTA, ONDE ALGUMAS SEITAS E TRADIÇÕES COMEMORAM:

Na mitologia grega, Perséfone ou Coré corresponde à deusa romana Proserpina ou Cora. Era filha de Zeus e da deusa Deméter, da agricultura, tendo nascido antes do casamento de seu pai com Hera.Quando os sinais de sua grande beleza e feminilidade começaram a brilhar, em sua adolescência, chamou a atenção do deus Hades que a pediu em casamento. Zeus, sem sequer consultar Deméter, aquiesceu ao pedido de seu irmão. Hades, impaciente, emergiu da terra e raptou-a levando-a para seus domínios (o mundo subterrâneo), desposando-a e fazendo dela sua rainha.Sua mãe, ficando inconsolável, acabou por se descuidar de suas tarefas: as terras tornaram-se estéreis e houve escassez de alimentos, e Perséfone recusou-se a ingerir qualquer alimento e começou a definhar. Deméter, junto com Hermes, foram buscá-la ao mundo dos mortos (ou segundo outras fontes, Zeus ordenou que Hades devolvesse a sua filha). Como entretanto Perséfone tinha comido algo (uma semente de romã) concluiu-se que não tinha rejeitado inteiramente Hades. Assim, estabeleceu-se um acordo, ela passaria metade do ano junto a seus pais, quando seria Coré, a eterna adolescente, e o restante com Hades, quando se tornaria a sombria Perséfone. Este mito justifica o ciclo anual das colheitas.Perséfone é normalmente descrita como uma mulher de cabelos claros, possuidora de uma beleza estonteante, pela qual muitos homens se apaixonaram, entre eles, Pírito e Adônis. Foi por causa deste último que Perséfone se tornou rival de Afrodite, pois ambas disputavam o amor do jovem, mas também outro motivo era porque Afrodite tinha inveja de sua beleza. Embora Adônis fosse seu amante, o amor que Perséfone sentia por Hades era bem maior. Os dois tinham uma relação calma e amorosa. As brigas eram raras, com excepção de quando Hades se sentiu atraído por uma ninfa chamada Menthe, e Perséfone, tomada de ciúmes, transformou a ninfa numa planta, destinada a vegetar nas entradas das cavernas, ou, em outra versão, na porta de entrada do reino dos mortos.Entre muitos rituais atribuídos à entidade, cita-se que ninguém poderia morrer sem que a rainha do mundo dos mortos lhe cortasse o fio de cabelo que o ligava à vida. O culto de Perséfone foi muito desenvolvido na Sicília, ela presidia aos funerais. Os amigos ou parentes do morto cortavam os cabelos e os jogavam numa fogueira em honra à deusa infernal. A ela, eram imolados cães, e os gregos acreditavam que Perséfone fazia reencontrar objectos perdidos.Conta-se, ainda, que Zeus, o pai da Perséfone, teve amor com a própria filha, sob a forma de uma serpente".

Colado do exelente blog http://poesiasdeluagothicavampir.blogspot.com/2007/09/mitologia-grega.html

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Presidente, socorre eu.

Ângelo de Jesus é um brasileiro, igual a todos nós.
Por algum motivo, Ângelo está desesperado e, resolveu partir de sua Pindobaçu (BA) em direção a Brasília, para pedir socorro.
Não sei quais os problemas de Ângelo, mas que é corajoso, isto sim, ele é. Forte, como são os sertanejos de Euclides da Cunha, procurou aquele que é o novo "pai dos pobres", na esperança de ser ouvido.
Sempre que isto acontece, os pedidos são simples e singelos, mas sua frase possui um simbolismo extremamente forte e melancólico.
O símbolo: "Presidente, socorre eu", pode ser expresso por todos nós, não somente por Ângelo, que amanha será esquecido, assim como foi esquecido o motorista do Collor e Francenildo, o caseiro e, muitos outros heróis deste povo sofrido.
"Presidente, socorre eu", há o bolsa família, mas o Senhor sabe o que disse o poeta, "esmola vicia o cidadão ou o mata de vergonha". Quem tem fome não fica viciado, mas morre de vergonha e, morre de vontade de ter um emprego e não mais necessitar do bolsa família, e além de comer, prover habitação, educação e saúde para sua família, sem necessidade de ser socorrido. Todo brasileiro quer viver a cidadania plenamente, não apenas a alimentar.
"Presidente, socorre eu", tenho comida em minha casa, minha filha estuda em escola particular, tenho plano de saúde, com direito a apartamento e posso escolher qualquer hospital, minha casa tem piscina e não falta agua. Mas tenho necessidade de ver meus irmão brasileiros na miséria, fora desta situação, quero todos vivendo sem o sofrimento da fome, com educação de qualidade para os filhos, quero todos aprendendo a trabalhar nestes tempos de "qualificação profissional".
"Presidente, socorre eu", esta semana no estado do Rio, dezenas de PM foram presos sob suspeita de colaboração com o crime. No congresso, a bolsa da viúva foi aberta para que os Deputados aprovassem a CPMF, tudo isso sem discutir uma redução da carga tributária, ou quem sabe, uma melhora dos serviços públicos. E o Renan, queira o Senhor Presidente, que ele seja inocente, pelo menos nesta primeira acusação de quebra de decoro. Eu poderia ficar aqui até amanhã escrevendo sobre muitas coisas, mas não quero.
Eu quero é que ninguém nunca mais precise gritar: "Presidente, socorre eu".

domingo, 16 de setembro de 2007

San Gennaro

Estive afastado da blogosfera, dos jornais, revistas e sites estes últimos dias, trabalhando em nossa "barraquinha" na XVI Festa di San Gennaro de Batatais.
Talvez os resultados financeiros fiquem aquém do esperado, sempre ficam, mas foi muito bom o contato com a comunidade, ver e ouvir pacientes e parentes, falarem sobre suas sensações sobre meu trabalho, bem como sobre o momento que vivemos, mas isto é conversa para outros "post", quero relatar a satisfação de atender nossa comunidade, de propiciar alegrias, entretenimento e mostrar que pessoas comuns, como eu por ex., podemos ajudar com nosso trabalho, fora de nossas profissões, a angariar recursos e principalmente simpatias para nosso trabalho em prol do ser humano.
Fazer filantropia, não é com o dinheiro do "Estado", mas com o próprio ou com o de milhares de pessoas, que vieram se divertir, sabendo de antemão, que os recursos ali angariados iriam para entidades que procuram levar um pouco de carinho e amparo, a quem muitas vezes, os programas assistenciais oficiais, teimam em não alcançar.
APAE de Batatais, Paróquia Matriz do Bom Jesus da Cana Verde, Loja Maçônica Amor e União, Lions Clube, Rotary Centro, Rotary Cana Verde, Lar São Vicente de Paula e Cantinho do Futuro, deram mostras de sua capacidade de organização, apego ao semelhante e mobilização da sociedade para o bem comum.
Cada uma destas entidades, tem seus projetos e aspirações e, juntas irmanadas no desejo de fazer o bem, são fortes, vibrantes e jamais serão derrotadas em sua luta. São exemplos que dignificam nossa nação, e certamente colaborarão, para que todo cidadão tenha em mente, que somos poderosos e que juntos construiremos uma grande nação, livre dos pérfidos, onde todos terão prazer e orgulho de seus trabalhos.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Já não podes viver mais tempo conosco


I

"Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda nocturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto destes senadores, nada disto conseguiu perturbar-te? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas?

Oh tempos, oh costumes! O Senado tem conhecimento destes factos, o cônsul tem-nos diante dos olhos; todavia, este homem continua vivo! Vivo?! Mais ainda, até no Senado ele aparece, toma parte no conselho de Estado, aponta-nos e marca-nos, com o olhar, um a um, para a chacina. E nós, homens valorosos, cuidamos cumprir o nosso dever para com o Estado, se evitamos os dardos da sua loucura. à morte, Catilina, é que tu deverias, há muito, ter sido arrastado por ordem do cônsul; contra ti é que se deveria lançar a ruína que tu, desde há muito tempo, tramas contra todos nós."

A condenação do Senado

Oh tempos, oh costumes!

Hoje o Brasil assistiu a condenação do Senado da Republica, por falta de decoro parlamentar.
Os Senadores votaram a respeito da Ética, da Moral e dos princípios fundamentais de uma instituição, que procura igualar as diferenças entre os vários Estados componentes da Federação Brasileira e, tem o dever de fiscalizar outros poderes.
Esta condenação é injusta e contrária aos interesses do povo brasileiro. Uma instituição, com tamanha responsabilidade, não poderia jamais ser condenada por crime tão hediondo, a luz dos direitos fundamentais da pessoa humana.
Mas os fatos alavancados, pela conduta de vários membros da atual legislatura, levaram a esta triste e melancólica condenação.
Quando pessoas publicas, como os políticos, não mais se sentem públicos, mas pessoas privadas e, solicitam a nós, povo do Brasil, que não atrapalhemos suas vidas, que deixemos de fazer certas perguntas que possam causar incomodo, como por ex. quem paga as contas? Afinal para eles, ser Senador é não dever explicações a ninguém, muito menos a nós que pagamos os impostos em dia.
Aqueles, membros do Senado, que votaram pela condenação do Senado, ou se abstiveram na votação, provavelmente em vidas passadas empunharam o punhal contra César, ou foram amigos e companheiros de Lúcio Sérgio Catilina.

domingo, 9 de setembro de 2007

A teoria do bufalo

Recebi a piada abaixo, via e-mail, como estou indo para uma festança, valeu a inspiração.
***********************************

A TEORIA DO BÚFALO Quando uma manada de búfalos é caçada, só os búfalos mais fracos e lentos, em geral doentes, que estão atrás do rebanho, são mortos primeiro. Essa seleção natural é boa para a manada como um todo, porque aumenta a velocidade média e a saúde de todo o rebanho pela matança regular dos seus membros mais fracos. De forma parecida opera o cérebro humano: beber álcool em excesso, como nós sabemos, mata neurônios, mas, naturalmente, ele ataca os neurônios mais fracos e lentos primeiro. Neste caso, o consumo regular de cerveja, cachaça, whisky, vinho, rum, vodka, elimina os neurônios mais lentos, tornando seu cérebro uma máquina mais rápida e eficiente. E mais: 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de álcool. Isto significa que os outros 77% dos acidentes são causados pelos filhos da puta que bebem água, suco, refrigerante ou outra merda qualquer!!!. Colabore!! Seja inteligente! JÁ PRO BOTECO !!!!

sábado, 8 de setembro de 2007

Salmo 133

Salmo 133
Canto dei pellegrinaggi. Di Davide.
Ecco, quant'è buono e quant'è piacevole che fratelli dimorino assieme!
È come l'olio squisito che, sparso sul capo, scende sulla barba, sulla barba d'Aaronne, che scende fino all'orlo de' suoi vestimenti;
è come la rugiada dell'Hermon, che scende sui monti di Sion; poiché quivi l'Eterno ha ordinato che sia la benedizione, la vita in eterno.

XVI Festa di San Gennaro

Desde quinta-feira, Batatais está em festa. Estamos realizando a XVI Festa di San Gennaro, uma das maiores festas italianas do Brasil.
Como oriundi, estarei lá trabalhando um pouco, comendo mais um pouco, e degustando um vinho, que ninguém é de ferro.
A festa irá, nesta semana até domingo, recomeçamos depois na sexta e, vamos até domingo novamente.
A Loja Maçonica Amor e União nº 282, está encarregada do "nhoque".
Estarei lá servindo a todos, a renda por nós auferida vai para nossa instituição, o Centro de Atenção ao Idoso Amor e União.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Além da Imaginação

Eu acreditava ter visto e ouvido muito coisa sobre "fantasmas" em nossa terra, mas fiquei extremamente surpreso ao deparar com esta notícia no UOL: "Promotoria Investiga Estradas Fantasmas no Maranhão" http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u325788.shtml
Todos nós já ouvimos falar em funcionários fantasmas, empresas fantasmas, os famosos laranjas que não deixam de ser um tipo de fantasma, e muitos outros tipos.
Agora criar estradas fantasmas, com povoados fantasmas ligados por estas fantasmagóricas alegorias do Brasil, é coisa de muito planejamento, e gasto de muita massa cinzenta. Se pessoas com esta capacidade usassem estes meios para o bem, que vida mais fácil as comunidades carentes e dependentes do Maranhão poderiam ter.
Esta história, que está sendo investigada pelo Ministério Publico, poderia ser apenas algo de uma ficção qualquer, tipo aquelas do "Além da Imaginação", mas parece ser real, e ao contrário dos fantasmas "verdadeiros", é palpável a pobreza gerada por tamanho apego ao erário publico.
Podemos até extrapolar, que os buracos são cobertos também por outras licitações, que governantes do MA podem se gabar que aquelas vias não têm pedágio, e que o índice de acidentes nestas estradas é nulo, ou quem sabe há acidentes e pedágios fantasmagóricos também.
Uma coisa é certa, o dinheiro gerado com este golpe não deve ser imaginário, nem está em um local "Além da Imaginação".

sábado, 1 de setembro de 2007

CARTA DA MAÇONARIA PAULISTA CONTRA A CORRUPÇÃO

CARTA DA MAÇONARIA PAULISTA CONTRA A CORRUPÇÃO

Nós, maçons jurisdicionados ao Grande Oriente de São Paulo, federado ao Grande Oriente do Brasil e da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, reunidos na noite do dia 20 de agosto de 2007 na Capital do Estado, nas dependências da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene comemorativa do Dia do Maçom, debatemos e aprovamos os seguintes princípios desta carta, denominada "Carta da Maçonaria Paulista Contra a Corrupção".

Tendo em vista que:

1. Vivemos no Brasil um cenário de exclusão social, onde, a miséria, o preconceito e a corrupção são os principais vilões do País emergente. A miséria leva à marginalidade milhões de pessoas; o preconceito afasta o indivíduo das relações sociais, marginalizando-o; e finalmente, a corrupção mostra a face mais sombria e tenebrosa dessa exclusão social, pois, como decorrência direta da malversação do dinheiro publico, faltam recursos para investimentos em educação, saúde, habitação, segurança e transportes. Assim, as populações mais pobres, que demandam a grande maioria dos serviços públicos, ficam prejudicadas, impedidas até mesmo de exercer o legitimo direito constitucional de ir e vir;
2. Combater a corrupção em todas as suas formas, é um dever maçônico e uma exigência da sociedade, acabando com essa epidemia social que subtrai do povo a possibilidade de uma vida digna e o pleno exercício da cidadania, negando a todos o direito à esperança de um futuro melhor;
E considerando que:

· A história pátria brasileira se confunde com a ação de vanguarda social exercida pela Maçonaria através de árduas lutas e conquistas nacionais, legando ao povo o desfrutar da verdadeira liberdade responsável;

· A permanente e relevante representatividade da Maçonaria na sociedade paulista e brasileira fazem-na uma força viva da sociedade;

· A constante preocupação da Maçonaria com as questões sociais regionais e nacionais, acompanhando a evolução humana e identificando um pensamento social cada vez mais exigente para o acolhimento de soluções sérias e definitivas, caracterizando um real interesse na valorização da família brasileira;

Concluímos que:

É necessário recuperar a moralidade publica e instituir a transparência como fio condutor das ações governamentais, criando através da Maçonaria sistemas de operação mais eficientes e permitindo melhor controle da gestão publica, viabilizando fiscalização efetiva e uma oitiva da vontade popular, incentivando a participação da sociedade nas questões de relevante interesse público. Portanto, as Potências Maçônicas que esta subscrevem decidem:

1. A Maçonaria atuará de maneira homogênea, exigindo dos maçons que se acham investidos em funções publicas, um comportamento ainda mais austero e compatível com o rigor da filosofia maçônica;
2. Estimular todos os maçons para que se transformem em focos permanentes de luta contra a corrupção na sociedade, trabalhando ainda para difundir essa luta junto a todos os cidadãos com quem convivem;
3. Acentuar em cada Loja Maçônica a importância da tomada de posição clara e firme que precisa ser tomada por ocasião das eleições municipais, estaduais e federais, orientando os maçons, e, sempre que possível, promovendo debates entre candidatos;
4. Criar no âmbito das Jurisdições maçônicas um Fórum permanente destinado à análise e discussão das origens, práticas e disseminação da corrupção, definindo e adotando ao final, medidas práticas e contundentes para extirpar todas as ramificações da corrupção;
5. Desenvolver um cadastro de restrição maçônica onde constem todos os nomes de pessoas envolvidas nas condenáveis práticas de corrupção e improbidade administrativa, mantendo tais indivíduos vigiados e afastados de qualquer contato maçônico, e sempre que possível, mantê-los fora do serviço publico;
6. Promover a construção de uma sociedade revigorada em seus princípios morais e sociais, baseando-nos para tanto na trilogia Liberdade, Igualdade e Fraternidade;
7. Para que sejam concretizadas as decisões anteriormente expostas, as Potências Maçônicas signatárias desta comprometem-se a manter uma comunicação comum e homogênea entre todos os maçons jurisdicionados, conscientizando-os da gravidade do problema e também da importância da participação individual para viabilizar as soluções propostas, a fim de obter um congraçamento de trabalho produtivo e sempre sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo.
São Paulo, 20 de Agosto de 2007.

Benedito Marques Ballouk Filho
Eminente Grão-Mestre do
Grande Oriente de São Paulo

Pedro Luiz Ricardo Gagliardi
Sereníssimo Grão-Mestre da
Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo