terça-feira, 30 de setembro de 2008

Rosh Hashaná



Yehi Ratzon Milefanecha Ado-Nai Elo-Henu
Velo-He Abotenu Shetechadesh
Alenu Shana Toba Umtuca (Cadevash).

Que seja de Tua vontade, Senhor nosso D’us,
D’us de nossos pais, concedernos
um ano bom e doce (como o mel).

"Rosh Hashaná é o ano novo judaico. Trata-se de uma festividade alegre mas ao mesmo tempo, solene, celebrada durante dois dias, tanto em Israel quanto fora da Terra Santa. Além de assinalar o começo do ano judaico, Rosh Hashana também é o início de um período de arrependimento de dez dias, que terminam no Yom Kippur. É ensinado aos judeus que no Rosh Hashana se decide o destino de cada judeu para o ano seguinte, mas a decisão tomada nas alturas não é selada até o Yom Kippur, podendo ser mudada para melhor no decorrer dos dez dias intermediários. Por conseguinte, são dias de exame da alma e de arrependimento. Em outras palavras, a ênfase recai não só em sentir-se culpado pelo que se tenha feito ou deixado de fazer, mas também em decidir mudar do curso anterior que se vinha seguindo e agir diferentemente no futuro.

No primeiro dia do Rosh Hashana (ou o segundo, se o primeiro for sábado) é costume ir-se até as margens de um lago ou qualquer massa de água que contenha peixes e lá dizer uma prece chamada "Teshlich", afirmando que os pecado estão lançados na água.

As tradições do Rosh Hashana variam muito de uma comunidade para outra. Mas em todas elas, deseja-se mutuamente um bom ano. A véspera do Rosh Hashana é comemorada com um "Kiddush" e uma festa. entre os "ashkenaziim", a "challá" não é em forma de trança como no resto do ano mas sim redonda, simbolizando o ano que começou. É costume mergulhar o pão em mel, a fim de indicar a esperança de que o ano vindouro seja doce. As famílias tracionalistas comem a cabeça de um peixe nessa noite, pois a palavra "Rosh" significa "cabeça" do ano. Come-se também uma maçã molhada em mel, para que Deus lhe conceda "um ano bom e doce". Já os "sefaradim" têm o costume de comer abóbora, alho-poró, beterraba e tâmara na festa do Rosh Hashana.

O serviço de sinagoga é mais extenso, variado e solene que em outras ocasiões; as orações incluem passagens do Tanach, do Talmud, orações e poemas litúrgicos, alternando com a leitura da Torah e o toque do Shofar."

Le Shana Tova. Le Ktiva ve Chatimá Tova.
“Por um ano bom. Pela inscrição e confirmação ao bom”

sábado, 27 de setembro de 2008

Dosagem alcoólica

O brasileiro volta a discutir a chamada lei seca, que na realidade não é assim tão seca. A lei permite a ingestão de bebidas alcoólicas, assim seu apelido não é o correto.
Sobre coisas "corretas", esta lei é muito peculiar. Podemos ser presos ou sofrer graves punições por ingerir uma lata de cerveja a mais, com o crime tipificado e, o elemento ingeridor da bebida preso. Entretanto caso o elemento em questão não tenha ingerido duas latas de cerveja, mas sim consumido umas pedrinhas de crack ou algumas gramas de cocaína, tudo bem.
O consumo de coca não é mais tratado como crime, mas a policia agora anda correndo tudo quanto é esquina para pegar quem abusou severamente da cervejinha.
Não defendo aqui o consumo sem regras de álcool, mas acredito, que a dosagem eleita para ser o divisor de águas, entre o bem e o mal deveria ser alterado, mantendo porém o espírito da lei que é coibir o abuso.
Leis para serem efetivas devem levar em conta os hábitos de uma população e, o brasileiro não é um alcoólatra contumaz, uma minoria abusa e provoca tragédias no transito, não todo brasileiro, mas gostaria de saber qual a quantidade de pessoas que saem por ai dirigindo sob efeito de cocaína, por exemplo, quem sabe não seremos surpreendidos com números que poderiam deixar de cabelo em pé a muitos Eliots nas esquinas de bares.
A sociedade brasileira convive com cada coisa, aceita mensalão, cobrança abusiva de impostos, mas sempre elege uma cruzada do bem, que tende ao esquecimento até a próxima preocupação induzida no coletivo da população, quase sempre ficando tudo, em uma discussão superficial e limitada dos problemas eleitos para serem os grandes problemas da nação, talvez seja por isto que aceitamos atitudes corruptas e corruptivas de autoridades, assim como não nos preocupamos onde é gasto nossos impostos.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Eleições e vaidades

As eleições estão cada vez mais próximas, os ânimos estão começando a ficar a flor da pele, pelo menos em São Paulo, capital, onde Kassab e Alckmin começaram ataques mútuos, o que sem nenhuma dúvida favorece Marta.
Paulistano gosta mesmo de sofrer, adora filas, teima em preferir o carro ao transporte público, viaja ao Guarujá para ficar trancado em apartamentos nos dias de chuva e vai votar na Marta. Eta coisa de doido!
Mas sou interiorano, voto em Batatais, cidade com aproximadamente 40.000 eleitores, com muitos problemas, mas que pode ser considerada um paraíso perto de outras cidades do Brasil.
Digo isto não pela candidatura do PT estar em último lugar, quem sabe até um pouco atrás do último colocado, mas pela qualidade de vida que os batataenses desfrutam.
Entretanto nesta eleição sinto-me frustrado, não conseguimos emplacar uma candidatura tucana para a prefeitura. Todavia devo reconhecer que uma candidatura a prefeito seria um desastre, considerando que o atual prefeito apresenta índices de aprovação consideráveis, assim somos aliados.
Estamos sendo oportunistas? Sim, estamos! Mas esperamos com uma maior bancada exercer forte influencia no próximo mandato.
Agora, um fato que chama a atenção nesta última eleição é o fato de haver apenas três candidatos a prefeito, pelo menos aqui. Considero isto um avanço, simplesmente por achar que um dos motivos do grande numero de partidos políticos no Brasil, não ser apenas para alugar legendas ou balcão de negócios, mas pela grande vaidade de certos "líderes" municipais que se "acham".
Muitos não conseguiram entender que o chamado "povão" mudou, não seguem mais os formadores de opinião, mas seus próprios vizinhos e, esta mudança ainda está sendo processada pelas massas, qual o resultado disso, sinceramente desconheço, mas a vaidade de certas pessoas formadoras de opinião, simplesmente cairão no ridículo.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O petróleo que fala português


Estamos em 2018, os tempos de penúria e falta de políticas sérias para o desenvolvimento nacional finalmente acabaram.
Aquele povo, que não habita o velho continente, mas que fala uma língua latina e que foi colônia de Portugal, agora é um rico país, seu povo começa a finalmente saborear o gosto de ser membro da elite mundial.
O analfabetismo foi vencido, mas não foi só isso, a maioria dos jovens tem disponíveis universidades para o aprimoramento dos conhecimentos, o governo disponibiliza recursos para que os que assim desejarem cursar universidades no exterior, ou para que muitos possam fazer uma pós-graduação nas grandes universidades, seja da Europa ou nos USA.
Os fundos disponíveis também atraíram professores do exterior, o que elevou o nível de ensino da nação, que antes amargava uma das piores redes de ensino do planeta. O povo começa a sentir o gosto do pensamento, a perceber que a cultura e o conhecimento são bens tão importantes quanto aquele óleo negro, que possibilitou este salto gigantesco deste povo moreno e sofrido calcinado pelo sol abaixo do equador.
A exploração do petróleo no mar, também fez com que uma indústria voltada para sua extração florescesse e com isto a criação de empregos.
Meu Deus, finalmente o pleno emprego, com salários dignos e compensadores para todos. Estamos alcançando a verdadeira igualdade, não uma decretada por lei, mas a de fato, não há discriminação, onde há riqueza ninguém briga, não procura sonhos químicos, mas a plenitude do viver.
Os índices de vitalidade do povo atingiram patamares nunca pensados, o acesso à saúde, com equipamentos modernos, médicos bem formados e treinados, profissionais da área motivados com bons salários, tornou a saúde não mais um direito da população, mas sim fato consolidado.
O sorriso da nação passou a ter todos os dentes.
Há ainda alguns problemas, uma certa prepotência de alguns, mas nada que um povo com acesso total a informação e ao conhecimento não consiga mostrar a estes, o verdadeiro caminho da felicidade.
A idéia, de que graças à riqueza do petróleo torne o português uma língua de ensino obrigatório, em vários paises não passa de uma tolice de alguns nacionalistas exaltados, que não conseguem contaminar o restante do povo com seu fanatismo fora de época, ainda rescaldo do passado lamentável, onde havia tanto sofrimento.
Quanta fartura!
Quantas alegria!
Graças a um componente da chamada matriz energética da civilização, São Tomé e Príncipe, paises africanos, colonizados por Portugal, poderão, quem sabe, dependendo de seus governantes viverem em um paraíso, entretanto eles já perceberam que não devem gastar todos os recursos antecipadamente com coisas bobas, mas sim com seu povo, para tornar sua nação, um lugar feliz para seu povo.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

"Ovo da Serpente"


O governo Lula começa a atravessar a maior crise de sua história.
Uma coisa é aloprados comprar ou vender dossiês sobre adversários, comprar votos no congresso via mensalão, muito pior é um dos poderes investigar ou espionar outro poder, longe do amparo legal.
Lula pode ser inocente e, acho que é, mas é omisso em mostrar que a lei deve ser cumprida custe o que custar, ou melhor, deve ser respeitada, não importa o preço a ser pago.
Por falar em custo, quando do mensalão ou dos aloprados, não foi difícil encontrar quem aceitasse a autoria da obra. Os casos anteriores são de difícil tipificação legal e o caráter político eleitoreiro faz cair no esquecimento, talvez até as vitimas queiram esquecer o que houve, mas desta vez Lula não poderá dizer que não sabia, se o fizer confessará omissão, negligencia ou até mesmo incompetência no controle de órgão vitais da administração.
A arapongagem ficou tão fora de controle que até mesmo o delegado Protogenes foi grampeado, a conversa vazada entre ele o ministro Tarso Genro é o exemplo, mas é pior se considerarmos que o grampeado possa ser o ministro Tarso Genro.
Como fica isso? Paulo Lacerda ou o chefe da PF querem ser o Putin do Brasil? Haverá uma candidatura destes para presidente ou querem o poder simplesmente?
Os arapongas eram da iniciativa privada? A quem interessa tudo isso?
Podem interessar a muitas pessoas, entretanto não interessa ao povo brasileiro que trabalha e que tem garantido no artigo quinto da Constituição, inciso XII: “É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”, um dos seus direitos fundamentais.
Também não há defesa os que imaginam ou ficam iludidos com a desculpa de que tudo pode ter sido feito na ansiedade de prender Daniel Dantas, se o mesmo praticou crimes contra o Brasil, estes crimes foram contra o Tesouro Nacional e, de longe, não são mais graves que os crimes que agora passam a ser tipificados, os quais foram contra o Estado de Direito.
A Abin e a PF tem entre suas obrigações a defesa do Direito e das Liberdades do Cidadão, qualquer quebra deste Estado deve ser investigada por estas instituições, mais elas devem exercer um monitoramento preventivo para que isto não ocorra. Os fatos denunciados são graves, muito graves, pois foram estas instituições, cujos indícios apontam como os culpados pela quebra do Estado de Direito.
Espero sinceramente que haja uma resposta rápida e eficaz do governo do Sr. Lula, pois este "Ovo da Serpente" não pode vingar.